NOSSA SENHORA APARECIDA TAMBÉM FOI CRIANÇA?

NOSSA SENHORA APARECIDA TAMBÉM FOI CRIANÇA?

Quando essa pauta chegou à mesa deste redator que vos escreve, ocorreu o pensamento: quem diabos – talvez ele não – poderia se interessar se a Nossa Senhora foi ou não criança? Deve ter sido. Antes de ser “nossa Senhora”, deve ter sido uma pessoa normal. E assim esse texto acabaria: sim, seu diretor de criação, ela foi criança, vamos para a próxima pauta.

Mas pesquisando um pouco, Wikipedia é claro,as coisas começaram a ficar um pouco mais interessantes. No início, parecia que a Nossa Senhora Aparecida é simplesmente a adoração a uma imagem encontrada por pescadores (em uma das versões desta história, que se bem me lembro, passou numa novela das seis).

Indo um pouco mais a fundo (ah, a bela cauda longa da internet), descobri que a Nossa Senhora Aparecida é, na verdade, Maria, a Mãe de Jesus.

Conversando com algumas pessoas, descobri também que as “Nossas Senhoras” são todas em veneração a ela, à famosa Dona Maria.

Então a pergunta mudou de foco: a Maria teve infância? E aí que as coisas realmente ficaram interessantes. Continuando a pesquisa, descobrimos que ela teve – mas só mais ou menos.

De acordo com os registros daquela época, ou com aquilo que ainda se perpetua sobre o que aconteceu a respeito de Jesus e todo aquele pessoal, incluindo a Bíblia e as mais diversas tradições do cristianismo, percebemos que Maria foi criança, mas que não teve infância.

Maria, a mãe de Jesus, casou-se com José aos doze anos e teria tornado-se a mãe de um dos caras mais influentes da humanidade, quando tinha apenas 13 anos. Isso é infância?

Tudo bem que naquela época, a estimativa de vida era ínfima, com tantas doenças e tantos impérios prontos para te crucificar pelos teus pensamentos, mas olhando com os olhos de hoje, vocês percebem que toda essa tradição se dá em torno de um cara muito mais velho, inclusive que já tinha vários filhos, casando com uma criança e os dois, juntos, tendo um filho gerado por inseminação angelical?

Brincadeira à parte, a pergunta que motivou este texto ficou mais interessante: sim, Nossa Senhora Aparecida foi criança, mas não, ela não teve infância porque já estava grávida aos 13 anos.

E hoje em dia, todos celebram isso, sem perceberem o que está sendo comemorado na verdade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *